A proposta de criação do Centro de Inclusão Social USP São Carlos (CIS-USP SC) é incentivar o acesso da comunidade de baixa renda ao Campus 2 através de atividades educacionais em um ambiente inacessível a realidade social dessas pessoas. Ele se propõe a ser um exemplo de contribuição da USP para a formação educacional de alta qualidade, em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho, para uma parcela da sociedade distante do mundo acadêmico.
A implementação do CIS-USP SC foi motivada pelo sucesso do Projeto Pequeno Cidadão implementado na Área 1 do Campus USP São Carlos com parceria da empresa KPMG. Através desse projeto jovens de baixa renda frequentam a USP durante 4 anos, no período da manhã ou da tarde, para realizar atividades educacionais e esportivas de relevante impacto em suas vidas. O projeto existe desde 1997 e é um excelente exemplo de parceria bem sucedida entre a USP e empresas comprometidas com a inclusão social.
É importante despertar nos jovens a busca por dignidade de vida através da educação e o desejo de adquirir a sua formação profissional na mais conceituada Universidade da América Latina e assim contribuir para que desempenhos excepcionais de jovens de baixa renda possam se repetir com muito mais frequência do que mostra a realidade social atual.
Ao se fazer presente nas comunidades menos favorecidas a USP contribui para que a sociedade a valorize como patrimônio educacional, científico e cultural do Brasil !